Ao comemorar o 13º aniversário da elevação a esta nova categoria, o Cartaxo vai viver as suas segundas “FESTAS DA CIDADE”.
Entre 20 e 24 de Junho, serão 5 dias de muita animação e convívio em que se pretende reunir – em pleno coração da cidade – alguns dos mais genuínos elementos do que é ser “cartaxeiro”. Haverá música, folclore, etnografia, actividades equestres, desporto, largadas de toiros, corrida de toiros à portuguesa, e a recuperação da expressão pública da devoção ao padroeiro, S. João Batista.
São estes os dois pilares do evento, explorando a feliz vizinhança de calendário: comemorar a elevação do Cartaxo ao estatuto de Cidade (promulgada a 21 de Junho de 1995) e – respeitando as raízes cristãs e cumprindo a tradição – celebrar o nosso patrono S. João, com a missa e procissão em que a comunidade paroquial colaborará empenhadamente.
Damos ao cavalo e ao toiro um envolvimento especial, atendendo a que esta vertente da nossa herança cultural tem estado um pouco esquecida, ou adormecida. Parece-nos manifestamente empobrecedor ignorar que o Cartaxo não só foi, como ainda hoje é, terra de ganaderias; e onde os criadores e amantes de cavalos atingem números nunca vistos. Até porque, sendo ribatejana, as “esperas” e “largadas” de toiros são uma tradição tão nossa quanto dos municípios que connosco dão corpo ao nosso querido Ribatejo.
Por outro lado, também não colocamos em destaque este ou aquele momento. A par das manifestações taurinas, as actividades culturais e desportivas, o contacto da criança com o cavalo, o desfile “Gentes da Nossa Terra” e as cerimónias religiosas assumem igual importância, num programa que se pretende diversificado sem – contudo – pretensões de constituir uma feira ou certame equivalente."

